A velha questão, porque comprar novo se o usado é bem mais barato?

A velha questão, porque comprar novo se o usado é bem mais barato

É muito fácil responder esta questão, é mais barato pois já sofreu o desgaste durante o uso normal e terá a vida útil reduzida. Os porta-paletes recebem diariamente a visita de empilhadeiras e paletes carregados, movimentação frenética, com isso irá sofrer danos ao longo do tempo, é inevitável.

Você não irá comprar um porta-palete usado sem ir ver o que está comprando, mas a avaliação é muito difícil, normalmente está desmontado e empilhado sem nenhum tipo de embalagem ou proteção e você só saberá o que realmente comprou depois que estiver montado na sua empresa. Além dos danos de uso normal os porta-paletes sofrem também danos durante o processo de desmontagem e transporte, pois não são embalados como saem das fábricas, as avarias na pintura abrem espaço para a ferrugem se desenvolver.

O ideal seria comprar um porta-palete usado que esteja montado, assim você poderá avaliar todas as peças, seria importante também que este porta palete tenha o projeto original do fabricante com as capacidades de carga especificadas, porém os danos do uso diário, os danos com o mal uso como por exemplo excesso de carga e ferrugem diminuem a capacidade de carga. Para sua segurança depois de montado o porta-palete usado que você comprou, o ideal seria contratar uma empresa especializada para fazer a avaliação da estrutura e redução da capacidade de carga, se for o caso. O custo deste serviço de inspeção não é barato, porém altamente recomendado.

Quando falamos em capacidade de carga as pessoas somente se preocupam com a capacidade de carga das longarinas que sustenta os paletes e na realidade o mais importante é saber a capacidade de carga dos montantes laterais (colunas). É comum as pessoas comprarem porta-paletes usados e adicionarem diversos níveis de armazenamento sem o conhecimento da capacidade de carga do montante lateral, está é a maior causa dos acidentes
hoje em dia, portanto é muito importante ter a especificação correta antes de comprar.

Os porta-paletes novos são projetados de acordo com as necessidades de cada cliente, as folgas necessárias para perfeito funcionamento do sistema estarão de acordo com a NBR 15524-2, ao contrário dos porta-paletes usados onde você terá que se adaptar a especificações do porta-palete que encontrou para comprar, nem sempre as folgas necessárias estarão corretas, o que irá comprometer a eficiência do sistema e a velocidade de
movimentação.

Cada fabricante de porta-paletes tem um sistema de encaixe da longarina que sustenta os paletes na coluna, poucos são compatíveis. Se um dia você precisar ampliar o seu sistema porta-paletes que comprou usado ou substituir peças danificadas você irá encontrar para comprar?
Recebemos diariamente diversas solicitações de peças avulsas para ampliações e reparos, a maior parte destas consultas as pessoas nem sabem a marca do porta-paletes que compraram, capacidade de carga então nem pensar, nunca ouviram falar, portanto a compra de porta-paletes usados não é coisa para amadores.